(Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEik1LoPXWJVl_XPJsIGDxBBFCH4yE7GpWSQJynm8xQ0HBQOApZf_DcuyOIhK4z7CUFImWBCRg2FjQ_Z06WTKwbY-0gUvBaekVX6Trnl-GTNUWFwTcqt03XoQXP-pMHODXm4oiyynZ5UiNQ/s1600/matematica-numeros-baseados-em-angulos.jpg)
Assunto de uma das recentes aulas do curso de licenciatura em matemática, onde discutimos a origem dos nossos atuais números (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9). Por quê eles tem esse formato? De onde surgiu? Quem os criou?
Bom...esses números são conhecidos como números arábicos, e como o nome já diz, foram popularizados pelos árabes.P orém, sua origem se remete à região da Fenícia, um antigo reino cujo centro se situava na planície costeira do que é hoje o Líbano, no Mediterrâneo oriental. Na época, os comerciantes fenícios criaram os números para fazer a contabilidade comercial. O mais interessante é que eles se basearam nos ângulos para criar o símbolo de cada número. Se prestarmos bem atenção na forma primitiva dos números (como está na foto acima), veremos que o número 1 possui apenas um ângulo, que o número 2 tem dois ângulos, e assim por diante até chegar ao zero, que não possui ângulo nenhum.
E com o tempo o desing se fez presente nos números atuais tendo vários tipos de formatos, mas não deixando seus padrões de lado.
(Fonte: http://www.slideshare.net/pupicrystel/a-origem-dos-numeros-presentation)
Legal, mas está faltando o material sobre a evolução do pensamento pedagógico.
ResponderExcluirisso é mentira!
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